Visita técnica do Comandante Geral da PMPA

A segurança pública do Pará tem sido alçada, desde 2019, a um patamar qualificado, que a tem tornado referência entre os mais promissores sistemas de segurança estadual do Brasil. No que tange à Polícia Militar, a execução dessa pasta tem sido consubstanciada em investimentos que atingem todos os níveis da Corporação, a exemplo das capacitações da tropa, reestruturação predial das unidades, bem como a aquisição de armamentos, viaturas e aparato tecnológico necessário para ofertar um serviço de excelência ao povo paraense.

Seguindo esse panorama, na manhã desta terça-feira (10), ocorreu visita em duas Unidades que estão passando por reformas, sendo elas o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e o Fundo de Saúde da Polícia Militar (FUNSAU). Na ocasião, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, reuniu-se com os comandantes das referidas unidades para abordar estratégias de policiamento, modernização e reestruturação das duas unidades, a fim de que sejam equipadas para oferecer as melhores condições de trabalho ao efetivo, além da acessibilidade aos públicos interno e externo.
 O Fundo de Saúde da Polícia Militar (FUNSAU), em busca de modernização, que resulta em melhorias no local de trabalho e na qualidade dos serviços prestados aos usuários e dependentes, está alinhado ao Plano Estratégico da PMPA, especificamente no objetivo 16, "Promover a saúde biopsicossocial dos Policiais Militares", do referido documento. Nesse contexto, encontra-se em andamento o projeto para construção da nova sede, localizada na Travessa Lomas Valentinas, entre as Avenidas Pedro Miranda e Marquês de Herval (antigo 1º BPM), com previsão de conclusão da obra para 2025.

‘Já estamos concluindo a documentação que diz respeito à construção da nova sede do FUNSAU, o que irá aprimorar, sobretudo, a questão do atendimento às demandas de saúde dos policiais militares, bem como dos dependentes vinculados a eles. Ampliaremos os serviços, reformulando um novo local mais completo e robusto, ratificando o ideal advindo do nosso Comandante-Geral, qual seja o de promover uma estrutura de ponta para que o nosso efetivo esteja com a saúde em dia para a execução dos serviços diários de segurança pública”, afirmou o diretor do Funsau, Coronel Capistrano.

O FUNSAU é um órgão referencial nos serviços voltados para a saúde dos militares estaduais contribuintes da ativa, inativos e dependentes deles. Atualmente, o Fundo de Saúde assiste em média 42.000 vidas, tanto na capital como no interior. Previsto por meio de lei, desde 1973, o Fundo tem como finalidade o provimento e gerenciamento dos recursos necessários à manutenção do sistema de saúde das Corporações militares do Estado do Pará, visando a assistência à saúde.

 

 

 

Tanscrito do site da PMPA.